O Bichinho da maçã





Era uma vez uma maçã muito vermelha
E um bichinho que morava dentro dela
Ele era o bichinho mais alegre
e adorava contar anedotas.
... Agora eu vou contar para vocês mais uma das minhas histórias. Vocês nem vão acreditar. Antes de morar aqui nesta maçã, eu morava numa outra fruta. Ou melhor, eu achava que morava. Eu vivia quietinho lá dentro, pois me falavam que lá fora era muito frio.
Um dia, eu resolvi saber como era aquela fruta onde eu vivia. E fui furando um buraquinho, fui furando um buraquinho, até sair do lado de fora. Só quando eu saí é que eu descobri que minha casa não era uma fruta. Ela era bonita como uma romã, mas não era uma romã; ela era redonda como um limão, mas não era um limão; tinha a casca enrugadinha como uma laranja, mas não era uma laranja. E era enorme, tão grande, como nenhuma fruta poderia ser. E tinha um bicho verde, muito grande e muito feio passeando sobre ela, parecendo um dragão.
Quando eu botei a minha carinha para fora, ele quase me comeu. Mas, passou um belo guerreiro montado no seu cavalo e me salvou com sua lança! Imaginem, a minha casa era a Lua. Vocês não acreditam? Quem foi que me chamou de lunático? Olhe aí: se vocês não acreditam, podem perguntar ao São Jorge, quando ele passar por aqui. E conto até mais. Lá da Lua, eu pude ver a Terra, toda azul, voando no espaço. Ela voava tão depressa pelo espaço, que eu achei que ela fosse desaparecer lá no fim.
Preciso fazer alguma coisa, eu disse. Foi aí que eu vi o gigante. Então, gritei para ele: segura a Terra, ô rapaz, senão ela vai cair na escuridão! Podem olhar na enciclopédia. Podem olhar na letra A que vocês vão ver se não tem um gigante segurando a Terra nas costas. É o
Atlas. Meu amigo!
E o tombo? Eu já contei do tombo que eu levei? Foi um tombo histórico. Eu estava dentro da minha maçã, quando ela caiu lá de cima da macieira...Vocês já ouviram falar de um senhor chamado Isaac Newton? Ah, esta vocês já conhecem. Então deixa eu contar uma outra, a história mais incrível que já aconteceu comigo.
Foi logo quando eu me mudei da Lua. Cheguei aqui na Terra e resolvi procurar uma fruta para alugar, num lugar que fosse bem bonito...

PINTO, Ziraldo Alves. O bichinho da maçã. São Paulo: Melhoramentos, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário