O MACACO E O FILHOTE DE PASSARINHO



     O macaquinho era arteiro e esperto como todos os de sua espécie e idade costumam ser, e por isso brincava feliz saltando de árvore em árvore, aprimorando cada vez mais a habilidade natural que a natureza lhe concedera. Num dado momento ele percebeu que estava bem próximo de um ninho, de onde os filhotes que já sabiam voar fugiram assustados. Porém, o menor e o mais fraco de todos não conseguiu fazer o mesmo, e por isso o macaquinho chegou bem perto dele, examinou-o com atenção, ficou encantado com o que viu, e por isso o pegou e o levou para casa.

          E lá chegou transbordando de felicidade, passando então a acariciar e beijar a pequenina ave, apertando-a contra o peito e alisando suas penas ainda mal formadas, como se fosse um pai zeloso tentando fazer seu filho dormir. Ao ver aquilo a mãe macaca o advertiu:

          - Cuidado. Desse jeito você vai acabar machucando o passarinho.

          E o macaquinho respondeu:

          - Eu gosto dele, e sei muito bem o que estou fazendo.

          E continuou apertando em suas mãos a criaturinha indefesa, e tanto fez, tanto fez, que ela acabou morrendo esmagada pela força dos abraços que recebia.

          Moral da história: Se os filhos não forem educados da forma como devem ser, alguém sempre haverá de sofrer as consequências desse descaso.


Baseado em uma fábula de Leonardo da Vinci

Nenhum comentário:

Postar um comentário