O MACACO E O FILHOTE DE PASSARINHO
O macaquinho era arteiro e esperto como todos os de sua espécie e idade costumam ser, e por isso brincava feliz saltando de árvore em árvore, aprimorando cada vez mais a habilidade natural que a natureza lhe concedera. Num dado momento ele percebeu que estava bem próximo de um ninho, de onde os filhotes que já sabiam voar fugiram assustados. Porém, o menor e o mais fraco de todos não conseguiu fazer o mesmo, e por isso o macaquinho chegou bem perto dele, examinou-o com atenção, ficou encantado com o que viu, e por isso o pegou e o levou para casa.
E lá chegou transbordando de felicidade, passando então a acariciar e beijar a pequenina ave, apertando-a contra o peito e alisando suas penas ainda mal formadas, como se fosse um pai zeloso tentando fazer seu filho dormir. Ao ver aquilo a mãe macaca o advertiu:
- Cuidado. Desse jeito você vai acabar machucando o passarinho.
E o macaquinho respondeu:
- Eu gosto dele, e sei muito bem o que estou fazendo.
E continuou apertando em suas mãos a criaturinha indefesa, e tanto fez, tanto fez, que ela acabou morrendo esmagada pela força dos abraços que recebia.
Moral da história: Se os filhos não forem educados da forma como devem ser, alguém sempre haverá de sofrer as consequências desse descaso.
Baseado em uma fábula de Leonardo da Vinci
Meu nome é Telma Régia Soares Bezerra
Sou Professora. Minha formação Acadêmica: Pedagogia, Língua Portuguesa e Pós Graduação em Língua Portuguesa.
Trabalhei na Secretaria de Educação de Crateús, onde acompanhava o 3º Ano e Educação Infantil (PAIC e PNAIC) e Eixo do Leitor, com o qual me identifico muito. Sou fascinada por histórias... Leio de tudo, desde a literatura infantil até a literatura adulta. Alguns autores me encantam, como Ricardo Azevedo, Ruth Rocha, Elias José, Luis Fernando Veríssimo, Luis Câmara Cascudo... Ah.... Uma infinidade deles... E, além de ler, gosto de contar histórias, de preferência as de humor e de encantamento.
Meu nome é Elizabeth Macedo de Sousa. Sou Professora. Minha formação acadêmica - Psicopedagogia. Atuava na Secretaria de Educação com o Eixo do Leitor e as turmas de Educação Infantil.
Gosto muito de contar histórias e trabalhos de artes. Quando estou contando histórias, me transponho para o mundo da fantasia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário