O LOBO E A GARÇA





          O lobo havia caçado um animal de pequeno tamanho, mas ao comê-lo acabou se engasgando com um pedaço de osso. E como não conseguia removê-lo de onde estava entalado, apesar das tentativas que fazia, ele achou melhor oferecer certa importância em dinheiro a uma garça, para que esta colocasse a cabeça dentro da sua boca e com o bico longo e fino lhe retirasse do fundo da goela o corpo estranho que lhe estava dificultando a respiração. A garça realizou com sucesso a tarefa combinada, mas quando reclamou o pagamento pelo trabalho que fizera, o lobo retrucou rangendo os dentes:

          - Ora, dona garça! Só o fato de eu ter permitido que sua cabeça saísse ilesa de dentro da minha boca, sem qualquer arranhão feito pelos dentes de um lobo feroz como sou, já é pagamento mais que suficiente, e por isso você deve agradecer o fato de ainda estar viva.

          Moral da história: Quando você servir de alguma forma a alguém de má índole, não espere qualquer tipo de recompensa. Ao contrário, agradeça satisfeito se ele lhe virar as costas e for embora.

Baseado em uma fábula de Esopo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário