O LEÃO E O RATO







          O leão dormia sossegado quando foi acordado por um rato que passou correndo sobre seu rosto. Irritado por ter sido despertado daquela maneira, o rei dos animais levantou-se rapidamente e dando um salto ágil capturou o roedor atrevido, disposto a matá-lo. Mas este suplicou:

          - Se o senhor poupar minha vida, senhor leão, tenho certeza de que poderei retribuir a sua bondade.

          Ao ouvir essa afirmativa o leão não se conteve e deu uma gargalhada de desprezo, mas mesmo assim soltou sua pequenina presa. Acontece que poucos dias depois ele foi capturado por alguns caçadores que o amarraram com cordas grossas, deitaram-no no chão e depois se afastaram à procura de outros animais. Porém, o rato ouviu e reconheceu o rugido furioso do leão, e por isso aproximou-se dele, percebeu o que lhe tinha acontecido, roeu as cordas que o prendiam e o libertou. Mas lhe disse, quando o viu afastar-se:

          - O senhor achou que eu jamais seria capaz de ajudá-lo, e por isso nunca esperou receber de mim qualquer compensação pelo fato de ter poupado a minha vida. Mas descobriu agora que essa ideia não é ridícula, pois até mesmo um rato inofensivo pode prestar grande favor a um poderoso leão.

          Moral da história: Ninguém deve esquecer que os pequenos amigos podem se transformar em grandes aliados.

Baseada em uma fábula de Esopo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário