A casa da aranha






      Marlene B. Cerviglieri

Dedé era uma pessoa muita querida em nossa casa.
Trabalhava conosco há muito tempo, segundo minha mãe, eu não era nem nascida.
Cuidava de toda arrumação e ainda sobrava tempo para nos contar histórias.
Quase sempre falava sozinha enquanto trabalhava.
Uma vez perguntei para minha mãe porque ela falava sozinha.
Minha mãe me disse que ela pensava alto!
- Tem pessoas que pensam alto, meu filho.
Uma tarde depois que terminei minhas tarefas de escola, fui até a biblioteca de meu pai para escolher um livro.
Sempre gostei muito dos livros de meu pai, apesar de não entende-los muito bem.
Meu pai dizia que eu devia ler os infantis, mas desde cedo gostava de mexer nas estantes.
Lá estava Dedé espanando a biblioteca e falando alto.
Nem se deu conta de minha presença, tão absorvida no que fazia e falava.
Fiquei quietinha e comecei a prestar atenção no que ela dizia.
- Vocês pensam que vão picar os livros? Vão não. Já tirei todo o pó e depois vou buscar por vocês.
De repente parou e deu um gritinho de satisfação!
- Ah, estas ai?
Eu olhei e não vi nada...
Mas ela imediatamente subiu na pequena escada.
E pôs para baixo o que tinha achado!
Fiquei de olhos bem abertos para ver o que era?
Seria uma traça?
Para meu espanto era uma teia de aranha!
Ai não aguentei e falei com ela.
-Você vai pegar com a mão?
-Oi menino, veja só que danadinha!
Então pude ver a aranha bem no centro de sua teia.
-Ela pica Dedé?
-Pelo sim pelo não não arrisco. São danadas e ficam lá no alto para pegar os insetos que entram do jardim. As aranhas são perigosas sim e malvadas também. Nunca ponha a mão nelas e este veuzinho que você esta vendo é a casa dela. É chamada teia ela prende e enrola os bichinhos para mais tarde come-los.
Achei muito interessante o que ela me ensinou, e  é claro que eu iria logo colocar minha mão.
Mas aranha é diferente de Joaninhas ou Vaga-lumes.
Eles não picam, fazem cócegas!
Mais tarde fiquei sabendo pelos livros de meu pai, que existem muitas espécies de aranhas.
Realmente são perigosas.
Contei a minha mãe o que a Dedé me ensinou.
Pois é a casa da aranha,tão simples mas perigosa.
Portanto tenham sempre cuidado não ponham a mão em nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário