Brincadeiras Populares 2







Fui ao Mercado

Jeito de brincar

Em roda ou em qualquer outra formação, as crianças fazem uma na outra o gesto de uma formiguinha andando no corpo delas enquanto cantam a música abaixo.
Uma de cada vez, todas as crianças participam buscando rimas (exemplos: batata roxa/coxa; coelho/joelho; jerimum/bumbum).

Letra de música
"Fui ao mercado comprar (uma criança diz o nome de um produto; café, por exemplo)
Veio a formiguinha e picou o meu/a minha (a criança fala o nome de alguma parte do corpo que rime com o produto comprado: por exemplo, pé rima com café)
E eu sacudi, sacudi, sacudi (todos sacodem a parte do corpo mencionada)
Mas a formiguinha não parava de subir.

Fui Morar numa Casinha

Jeito de brincar

As crianças têm que fazer uma roda e realizar mímicas enquanto cantam a música abaixo.
Para "casinha", juntar as pontas dos dedos no alto da cabeça.
Para "morceguinho", cruzar os pulsos mexendo os dedos etc.

Letra de música

"Fui morar numa casinha-nha
Infestada-da de morceguinho-nho
Saiu de lá lá lá
Um anãozinho-nho
Olhou pra mim
Olhou pra mim e fez assim: há, há!"

Gata Pintada

Jeito de brincar

São necessários dois participantes. Um deles abre as duas mãos, o outro apertará seus dedos. Cada sílaba da canção abaixo é representada por um beliscão em um dedo do companheiro.

Letra de música
"Gata pintada
Quem foi que te pintou
Foi a velha cachimbeira
Por aqui passou
Era tempo de areia
Fazia poeira
Pega essa lagarta
E joga na orelha."
*Conhecida também como “Lagarta Pintada”.

Gata Pintada 2

Jeito de brincar

O grupo senta no chão em círculo e os participantes colocam as duas mãos fechadas no centro.
Enquanto cantam a música abaixo, um dos jogadores bate nas mãos de cada um, incluindo a sua mão livre e a própria boca.
Quando disserem "pela ponta da orelha", a pessoa que levou o tapa na mão por último pega na orelha do amigo que está ao lado da mão atingida.
E assim por diante até todos estarem segurando uns aos outros pela orelha.
A brincadeira termina com todos puxando as orelhas dos outros ao mesmo tempo.

Letra de música

"Gata pintada
Quem foi que te pintou
Foi a velha macumbeira
Que aqui passou
Tempo de areia
Fazia poeira
Pega essa lagarta
Pela ponta da orelha"

Gatinho Pardo

Jeito de brincar

As crianças formam uma roda e uma delas fica no meio, com uma varinha na mão e os olhos vendados. A roda gira em torno da criança do meio, cantando a música abaixo.
Quando a música acaba, todos ficam calados e a criança do meio toca alguém da roda com a varinha.
A pessoa tocada tem que miar como um gato. Se a pessoa do meio adivinhar quem miou, essa pessoa toma seu lugar. Se errar, ela continua no meio.

Letra de música
"Ah, minha gatinha parda
Que em janeiro me fugiu
Quem roubou minha gatinha?
Você sabe, você sabe, você viu?"
 
Jacaré foi a cidade

Jeito de brincar

Todos cantam os versos abaixo, enquanto batem palmas.

Letra de música

"Jacaré foi à cidade
Mas não tinha o que comprar
Comprou uma cadeira velha
Pra comadre se sentar
A comadre se sentou
A cadeira esborrachou
Jacaré ficou chorando
O dinheiro que gastou"

Língua do i

Jeito de brincar

Uma pessoa é escolhida para fazer perguntas e os outros decidem a ordem em que vão jogar. Cada jogador tem que responder às perguntas que o outro fizer, substituindo todas as vogais das palavras pela vogal "I".
Vence quem conseguir falar tudo sem errar. Quem ganhar pode escolher uma prenda para os outros participantes.

Maria Cadeira

Jeito de brincar

Duas pessoas fazem uma cadeirinha com os braços. Uma pessoa senta enquanto cantam a música abaixo.

Letra de música

"Onde vai Maria Cadeira?
Vai na casa do capitão
Capitão não estava aí
Joga Maria Cadeira no chão."






Nenhum comentário:

Postar um comentário