A mentira







Todos os dias nos reuníamos para brincar.
Uma das minhas brincadeiras prediletas era ouvir as historias que meus colegas contavam.
Cada uma! Ríamos muito e foi um tempo muito bom.
Lembro-me uma vez em que depois de jogar muita bola, estávamos cansados e deitados no gramado.
Foi então que surgiu a pergunta?
Disse o Tico:
-Mentira tem perna curta...
-Gostaria de saber se ela é menino ou menina?
-Como assim perguntamos todos?
-Sempre ouço dizer mentira tem perna curta.
-Não entendo isso o que quer dizer?
Realmente a pergunta de Tico nos pegou...
-Quem sabe pode começar a me explicar , disse ele.
Ninguém se arriscou, todos caladinhos.
Resolvemos então ir perguntar para o avô de Tico que era muito bem informado.
Lá fomos nós...
-Sr. Duval temos uma pergunta para o senhor.
-Vamos ver, digam logo se eu souber, respondo.
-Queríamos saber o que quer dizer, mentira tem perna curta?
-O Sr. Duval começou a rir e explicou:
-Crianças isto é uma expressão, uma forma de  falar! Mas explicarei para vocês o sentido. A perna curta quer dizer que ela logo é descoberta!
-Mas como vovô? Perna curta?
-É isso mesmo meus amiguinhos,ela é uma verdade pequena e logo será descoberta...
Ai me arrisquei a perguntar:
-E a mentira é menina ou menino?
-Não meu caro, mentira é feminino e perna curta também.
Isto é uma questão que vocês vão aprender na escola chama-se gramática. Mas não tem nada a ver. Mentira é uma verdade por pouco tempo. Não adianta mentir mais cedo ou mais tarde descobrem que você mentiu. E se mentir sempre, ninguém mais vai acreditar em vocês. Sei de um caso em que a menina mentia tanto que ninguém acreditava mais nela. Um dia o fogão da mãe dela pegou fogo, ela gritava por socorro mas ninguém se incomodou pois ela mentia tanto! Entenderam agora porque a Mentira tem Perna Curta?
Todos riram e aprendemos uma boa Verdade!
E você gosta de mentir muito?
Cuidado hein pois ela tem a perna curta!



    Marlene B. Cerviglieri

Nenhum comentário:

Postar um comentário