A PEDRA E O METAL







Certo dia uma pedra foi surpreendida pelas batidas que um pedaço de metal lhe dava seguidamente, com pequenos intervalos entre uma e outra pancada. A princípio ela se mostrou surpresa e contrafeita, mas depois, indignada com a continuada ousadia do agressor, passou a reclamar com a veemência que lhe foi possível demonstrar naquele momento:

- O que é isso? Que liberdade é essa? Quem é você? Afaste-se de mim, seu mal-educado, e me deixe quieta e em paz, pois eu sou pacata e nunca fiz mal a quem quer que seja.

Diante dessa reclamação o metal sorriu e respondeu:

- Calma, minha cara, calma... Não estou querendo lhe machucar, e se você tiver um pouquinho de paciência, verá que coisa maravilhosa nós dois poderemos fazer se unirmos nossas forças.

Ouvindo essas palavras a pedra tranquilizou-se e passou a suportar com calma e paciência os golpes que o metal lhe dava, pois eles de fato não a machucavam. Até que em determinado momento uma faísca surgiu como que por encanto desses entre choques e saltou sobre a palha ali amontoada, acendendo num instante um fogo tão maravilhoso que todos ali em volta logo perceberam que ele seria capaz de realizar coisas importantes que nem a imaginação de cada um seria capaz de antever naquele instante de perplexidade.


Moral da história: Com paciência e persistência somos capazes de obter resultados magníficos em nossos empreendimentos.

Baseado em uma fábula de Leonardo da Vinci.

Nenhum comentário:

Postar um comentário