A TARTARUGA E OS DOIS PATOS
Já fazia tempo que a tartaruga morava em uma toca escura e até mesmo desconfortável, mas como não era luxenta, vivia satisfeita com o pouco que tinha à sua disposição. Um dia, porém, ao ouvir alguns pássaros migrantes falando de outras terras, de outras gentes e de outros costumes, ela foi tomada por um desejo enorme de sair do seu canto e correr mundo, para conhecer as coisas novas e diferentes de que tomara conhecimento. Durante um mês a tartaruga não pensou em outro assunto, até que resolveu procurar um casal de patos que tinha aninhado perto de sua toca para lhe contar sobre o projeto que construíra em noites e noites mal dormidas, um sonho que havia se tornado tão grande que já a estava quase sufocando. Ao fim do relato o pato lhe disse:
- Está combinado. Nós a levaremos a lugares lindos, onde você vai ver e aprender muita coisa.
Em seguida, o pato e a pata foram a uma árvore próxima, tiraram dela um ramo com grossura conveniente, e explicaram à tartaruga:
- Morda firmemente bem no meio desse pedaço de pau, e não o largue de jeito nenhum. Entendido?
A tartaruga assim o fez, e tão logo os patos a viram mordendo firmemente a madeira, cada um deles agarrou com o bico a extremidade que lhe competia, e saíram voando, ganhando cada vez mais altura. Por onde passavam o povo ficava admirado, e os mais entusiasmados gritavam que aquilo era um milagre, pois se a tartaruga conseguia voar, certamente era porque possuía poderes extraordinários. Na medida em que avançavam pelos ares e as palavras de admiração chegavam aos ouvidos da tartaruga, o desejo de responder aos que a elogiavam foi aumentando, aumentando, até que ela não aguentou mais e abriu a boca... despencando lá de cima e se arrebentando no chão, aos pés do povo que apreciava admirado a viagem que a coitada fazia.
Moral da história: Cuidado com os sonhos que alimentas, porque quanto mais altos ele forem, mais perigosa poderá ser a tua queda.
Baseado em uma fábula de La Fontaine
Meu nome é Telma Régia Soares Bezerra
Sou Professora. Minha formação Acadêmica: Pedagogia, Língua Portuguesa e Pós Graduação em Língua Portuguesa.
Trabalhei na Secretaria de Educação de Crateús, onde acompanhava o 3º Ano e Educação Infantil (PAIC e PNAIC) e Eixo do Leitor, com o qual me identifico muito. Sou fascinada por histórias... Leio de tudo, desde a literatura infantil até a literatura adulta. Alguns autores me encantam, como Ricardo Azevedo, Ruth Rocha, Elias José, Luis Fernando Veríssimo, Luis Câmara Cascudo... Ah.... Uma infinidade deles... E, além de ler, gosto de contar histórias, de preferência as de humor e de encantamento.
Meu nome é Elizabeth Macedo de Sousa. Sou Professora. Minha formação acadêmica - Psicopedagogia. Atuava na Secretaria de Educação com o Eixo do Leitor e as turmas de Educação Infantil.
Gosto muito de contar histórias e trabalhos de artes. Quando estou contando histórias, me transponho para o mundo da fantasia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário