A Onça e o Saci









Pedro Bandeira


Para gostar de ouvir histórias,
ouça bem o meu conselho,
não precisa orelha grande,
nem precisa de coelho.

Pois agora eu vou contar,
preste muita atenção,
a história da onça
enganada pelo saci sabidão.

Dona onça decidiu
isso eu conto porque vi,
que era hora de caçar
o danado do saci.

Acordou logo cedinho
e, coçando seu pescoço,
pôs açúcar bem no fundo de
um escuro e velho poço.

“O saci gosta de doce...”,
pensou ela a sorrir.
“Vai pular aqui para dentro
e não vai pode sair!”

O saci ouviu tudinho
e, como era bem sabido,
foi falar para abelhas
do açúcar escondido.

- Vejam só, minhas amigas,
tem açúcar pra sobrar
no fundo do velho poço,
e é só ir lá pegar!

Foram pro poço as abelhas
e o saci ficou do lado,
agachado, a berrar
e a gritar, esgoelado!

- Ai, socorro, quem me acode?
Daqui eu não posso sair!
Esse poço é muito fundo
e eu não consigo subir!

Era o que a onça esperava!
Deu um salto pra pegar
o danado do saci,
que não podia escapar!

Só que, no fundo do poço,
ao verem aquela invasão,
as abelhas não gostaram
e pregaram-lhe o ferrão!

- Ai, ai, ai! – berrava a onça.
- O saci virou abelha!
E o danado está picando
meu nariz e minha orelha!

- Sacizinho, tenha pena!
Eu daqui quero fugir!
Pare de me maltratar
e vire de novo um saci!

- É bem feito! – respondeu
o saci, aliviado.
- Quem queria me caçar todo mundo
acabou por ser caçado!

A onça aprendeu a lição
e fugiu logo dali.
Nunca mais quis perseguir
o sabido do saci.

E você? Se divertiu?
Se gostou, muito que bem.
Pois o certo é ser amigo.
e não fazer mal a ninguém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário