A vitória do mais sabido








Bem, todo mundo sabe como uma lebre é veloz, não é? Mas tinha uma que, além de veloz, era convencida como ela só. Vivia se gabando e desafiando todos os bichos para uma corrida.
Ninguém ousava aceitar o desafio, até que a tartaruga, cansada de tanto papo, olhou bem para a lebre e disse:
– Uma corrida contra a senhora? Eu topo!
– Você?! – riu-se a lebre. – Ora, não se enxerga? Onde já se viu uma molenga como você meter-se a besta comigo?
– Pois eu me meto, sim senhora. Vamos sair deste ponto, dar a volta na floresta e voltar de novo para cá. Daí, veremos quem é mais besta!
– Feito! – aceitou a lebre.
A bicharada toda cercou as duas. É claro que todos vieram para rir da tartaruga e foi o que fizeram quando começou a corrida. A lebre disparou feito uma bala e a tartaruga, lentamente, começou a andar no seu passinho de tartaruga: tic, tic, tic...
A lebre disparou a correr. Mas no meio do caminho, resolveu dar uma paradinha.
– Ora, que eu sou mesmo uma boba! Para que correr tanto assim? A tartaruga vai levar o dia inteiro se arrastando... Para que me cansar? Acho que vou tirar uma sonequinha... Descanso e, mais tarde, vou dando um passeiozinho até a linha de chegada. Coitada da tartaruga! Não vai estar nem na metade do caminho... coitada... zzzzzz...
Pois a lebre pegou no sono. Dormiu e sonhou com a própria chegada. No seu sonho, imaginava estar sendo carregada em triunfo por todos os bichos, depois da fácil vitória contra a molenga da tartaruga...
Enquanto isso, devagarzinho, a tartaruga foi indo, foi chegando, passou pela lebre adormecida e continuou seu caminho.
E a lebre? Só acordou com o barulho da bicharada comemorando a vitória da tartaruga!

Nenhum comentário:

Postar um comentário