Lendas Brasileiras: A Lenda da Cuca







A Cuca ou a Coca é um ente velho, muito feio, desgrenhado, que aparece no meio da noite para levar consigo crianças inquietas, as tagarelas, aquelas que não além de não dormirem não param de falar.

Para muitos, a Coca ou Cuca, é apenas uma ameaça de perigo sem forma. Amedronta pela deformidade que possa ter. Mas, de verdade, Ninguém sabe ao certo que aparência tem essa fantástica criatura. A maioria, no entanto, identifica-a como uma Velha, muito velha, enrugada, de cabelos brancos e assanhados, magríssima, corcunda e sempre ávida pelas crianças que não querem dormir cedo e fazem barulho.

É um fantasma noturno. Figura em todo Brasil nas cantigas de ninar. É uma aparição que não está localizada em nenhuma região específica, mas em toda parte. Atua em todos os lugares mas nunca se disse quem carregou e como o faz. Conduz a criança num saco e some imediatamente depois de fazer a presa, sem deixar vestígios de sua passagem.



Em Pernambuco significa mulher velha e feia, espécie de feiticeira, também conhecida como Quicuca, ticuca ou rolo de mato. Há uma quadrinha mineira, que se originou de uma que foi criada para o Papão Português.

Na versão mineira, a palavra Papão é Coca.

Vai-te, Coca, sai daqui
para cima do telhado;
deixa dormir o menino,
seu sono sossegado.


E há a versão nordestina, a mais comum dessa cantiga:

Durma, nenê,

Que a Cuca vem pegar,
Papai foi à roça,
Mamãe foi trabalhar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário