OBJETIVO:
1-Treinar e reconhecer a importância
de saber ouvir.
2-Perceber a importância da
comunicação bilateral.
3-Aprimorar a capacidade de
comunicação verbal e não verbal.
4-Buscar estratégias para melhorar a
comunicação interpessoal e em consequência os relacionamentos em geral.
MATERIAL: Papel sulfite, lápis, desenho da
galinha (como abaixo), texto com as informações para a elaboração do desenho da
galinha.
DESCRIÇÃO: O facilitador explica ao grupo que
irão fazer uma atividade para exercitar a capacidade de comunicação
interpessoal.
DESENVOLVIMENTO:
1-O facilitador entrega para cada
participante uma folha de sulfite e um lápis e diz que irão executar um desenho
de acordo com as instruções que serão dadas para a execução. Nota: NÃO FALAR
QUE O DESENHO É DE UMA GALINHA, SÓ FALAR QUE FARÃO UM DESENHO.
Salientar que devem ser obedecidas
algumas regras:
. Não serão permitidas perguntas.
. Cada participante deve fazer o seu
desenho e não pode olhar o desenho do colega do lado.
. As instruções não podem ser
anotadas. Portanto, devem ser executadas à medida que forem sendo passadas.
. Não desistam, todos devem
participar!!!
2-Inicia, então, lendo pausadamente,
cada instrução para o desenho, conforme o texto, abaixo. Nota: O facilitador
pode ler mais que uma vez a instrução, mas não pode responder perguntas, nem
dar explicações.
TEXTO DE INSTRUÇÃO PARA EXECUÇÃO DO DESENHO.
1-Faça uma elipse com cerca de 6cm no
diâmetro maior.
2-A partir da parte inferior da
elipse, faça duas retas paralelas verticais com cerca de 3cm de comprimento,
afastadas 1 cm uma da outra.
3-A partir da parte superior esquerda
da elipse faça duas retas paralelas e inclinadas com cerca de 2cm de
comprimento cada, afastadas 0,5cm, uma da outra.
4-A partir do centro da elipse, faça
3 retas divergentes abrindo para a direita com cerca de 1,5cm de comprimento
cada.
5-Na extremidade esquerda das duas
paralelas menores, faça uma elipse com cerca de 2cm de diâmetro no eixo maior e
este perpendicular às paralelas.
6-A partir da extremidade direita da
elipse maior, faça 3 retas divergentes, abrindo para a direita, com cerca de 1
cm de comprimento cada.
7-Na extremidade inferior de cada uma
das paralelas maiores, faça 3 retas divergentes abrindo para a esquerda, com
0,5cm de comprimento cada.
8-Faça um pequeno círculo no centro
da elipse menor.
9-Faça um triângulo isósceles, com
cerca de 0,5cm de lado, com a base encostada na parte esquerda da elipse menor.
3- Quando todos tiveram terminado, o
facilitador pede que mostrem seus desenhos, uns para os outros.
Perguntar:
-E aí o que era para ser desenhado?
- Por que todos receberam a mesma
informação e saíram desenhos tão diferentes?
- Conseguiram acompanhar as
instruções até o fim? Ou desistiram?
- Quais fatores contribuíram para que
não se conseguisse executar a tarefa a contento?
- O que se poderia fazer para
amenizar as dificuldades? Levantar com o grupo que foi muito difícil, pois eles
não puderam tirar suas dúvidas, perguntar se não entenderam, etc. E até muitos
poderiam não conhecer as palavras e termos utilizados.
4- Propor então, uma nova tentativa.
Dizer que dessa vez podem perguntar e pedir esclarecimentos quando acharem
necessário.
5- Iniciar lendo o texto, novamente,
só que agora parando para responder as perguntas e dúvidas, podendo até o
facilitador desenhar algumas partes como: uma elipse, ou um triangulo
isósceles, por expl.
6- Ao final da execução, pedir
novamente para que cada um mostre seu desenho ao grupo.
DISCUSSÃO: Terminada essa etapa, pedir para que o grupo se disponha em círculo e perguntar?
1- Como se sentiram durante a
atividade?
2- Conseguiram realizar a tarefa na
primeira etapa? E na segunda, ficou mais fácil?
3- Que sentimentos tiveram quando não
conseguiram realizar a tarefa da primeira vez? Sentiram-se frustrados,
desmotivados? Quiseram desistir?
4- Quais foram as diferenças entre a
primeira e a segunda etapas? Sentiram-se mais envolvidos, interessados e
motivados? Houve vantagem no fato de poder perguntar? E quando foram desenhadas
algumas partes, ficou mais fácil?
5-O que é importante levarmos em
consideração para termos uma boa comunicação interpessoal?
Levar o grupo a perceber que:
Para termos uma comunicação eficaz
temos que levar em conta:
A necessidade de ser claro, objetivo,
usar uma linguagem própria para quem está ouvindo, colocar-se disponível para
responder perguntas, dúvidas, ouvir e perceber a pessoa com quem está
dialogando.
Trocar informações e ideias, não
apenas falar e deixar de ouvir o que o outro tem para falar. Estar disposto a
usar as várias formas de comunicação para expor sua mensagem, como: gestos,
desenhos, exemplos, explicações. Respeitar o outro e suas possíveis
deficiências. Ser empático. Reconhecer suas próprias limitações enquanto
comunicador e buscar alternativas para minimizá-las.
Saber e reconhecer que as pessoas são
diferentes, com cultura, grau de instrução, experiências, etc, diferentes e que
podem fazer interpretações diversas sobre a mensagem que se está querendo
transmitir.
CONCLUSÃO;
Enfatizar que muitas vezes os
relacionamentos tendem a sofrer com brigas, desavenças, discórdias, devido a
falhas na maneira como nos comunicamos, não prestarmos atenção, ou não tomamos
os devidos cuidados quando comunicamos nossas ideias, pontos de vista,
projetos, etc. Precisamos estar em sintonia com nosso interlocutor estar
abertos para suas reais necessidades e compreendermos suas dificuldades. Assim,
poderemos ter adesão e também sermos compreendidos. A comunicação eficaz se
estabelece em duas vias e através do respeito mútuo.
Lilian Bendilatti
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