OS VIAJANTES E O URSO





          Dois homens seguiam lado a lado pela estreita estrada que atravessava a floresta, quando a certa altura do caminho encontraram um urso enorme que vinha vindo em sentido contrário. O viajante que primeiro avistou a fera não hesitou um segundo: correu imediatamente para a árvore mais próxima e subiu nela até o último galho, pondo-se a salvo.

          Mas o outro ficou meio perdido, e como não sabia o que fazer deitou-se no chão e ficou completamente imóvel, fingindo-se de morto. O urso então se aproximou dele e ficou cheirando suas orelhas durante algum tempo, como se estivesse tentando reconhecer alguma coisa através do faro, até que finalmente, talvez achando que o homem a seus pés não estava mais vivo, endireitou o corpo e afastou-se lentamente.

          Passados alguns minutos o viajante que estava em cima da árvore desceu de lá, aproximou-se do companheiro ainda deitado e perguntou curioso:

          - O que foi que o urso cochichou em seu ouvido?

          E este respondeu:

          - Ora, ele só me aconselhou a pensar duas vezes antes de sair por aí viajando com gente que abandona os amigos ao menor sinal de perigo.

          Moral da história: A desgraça põe à prova a sinceridade daqueles que se dizem amigos.

          Baseado em uma fábula de Esopo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário